-
Arquitetos: PAX.ARQ
- Ano: 2015
-
Fotografias:Bruno Candiotto
-
Fabricantes: Belmetal, Drenaltec, HH Môveis, Montart Esquadrias Metálicas, Pau Pau, Reka Iluminação, SPR Divisôrias
Descrição enviada pela equipe de projeto. Resultado de uma condição programática singular, o projeto da casa-oficina foi pensado para abrigar uma residência, uma oficina mecânica de alto desempenho e salas de aula para ensino profissionalizante em um terreno de 260m² no bairro de Pinheiros, São Paulo.
As atividades programáticas foram distribuídas para facilitar o melhor aproveitamento do ponto de vista funcional e legal. O resultado é uma divisão em três níveis: térreo, destinado a abrigar toda a parte da oficina, reparos, lavagens de peças e sala do dinamômetro para testar o desempenho de veículos; primeiro pavimento, onde estão localizadas as salas de aula, salas de estudo e banheiros; e o segundo pavimento, onde está estabelecida a residência.
Todas as atividades são administradas por um único habitante que partilha seu tempo permeando os diferentes espaços, cada qual com uma necessidade particular, que ao serem vinculadas geram uma morfologia que só poderia ser consequência da própria conjuntura que deu origem ao projeto.
A laje inclinada de concreto tem protagonismo dentro da composição como um elemento capaz de fornecer distintas soluções, personificando um limite visual entre o público-privado e resguardando as dependências superiores da poluição sonora da via e dos equipamentos de exaustão da sala do dinamômetro. Simultaneamente, garante a iluminação e ventilação natural da oficina e salas de aula, e facilita a captação de águas para reutilização.
A relação entre o edifício e a urbe torna-se singular pela condição franca com o passeio público. Sua implantação testada das antigas habitações do bairro de pinheiros, as quais não possuíam recuos frontais, paira sobre o passeio e livra a esquina de modo gentil, favorecendo encontros e permitindo uma maior permeabilidade para cidade.